• BIÉ-ABERTO HOJE MUNCÍPIO DA CHICALA ANO AGRÍCOLA 2025/2026


    Está oficialmente aberto na Província do Bié, o ano agrícola 2025/2026, cujo acto decorreu nesta terça-feira, 04 de Novembro no município da Chicala, sob o lema: “ Reconversão dos Sistemas Agrícolas em Agroalimentos como Garante do Aumento de Rendimentos e Alcance da Segurança Alimentar”, no âmbito dos cinquenta anos de Independência Nacional, presidido pela Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo.
    Na mensagem de boas vindas, a Administradora Municipal da Chicala, Admaica Rodé Lohuma da Silva, agradeceu ao Governo da Província do Bié pela escolha do município que dirige para acolher tão importante acto e pelo apoio que os agricultores da Chicala têm merecido. A Administradora destacou o impacto da agricultura nas comunidades, principalmente nas zonas rurais aonde constitui a maior fonte de subsistência.
    Convidado a apresentar o enquadramento do ano agrícola 2025/2026, o Director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas , Barnabé Chico Sanguali, fez saber que há uma grande necessidade de elevar o sector agrícola a seis porcento no quadro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSAN) em função do crescimento populacional.
    Avançou que para o presente ano agrícola o sector prevê assistir mais de duzentas e oitenta e uma mil famílias camponesas organizadas em quatrocentas e sessenta e seis Cooperativas; e mil quinhentas e setenta e sete Associações perante um total de mil setecentas e setenta e quatro Escolas de Campo Agrícolas para a capacitação profissional, com a perspectiva de produzirem mais de três milhões, cento e oitenta e cinco mil toneladas de produtos diversos nos mais de setecentos e dois mil hectares de terra preparados .
    Ao dirigir-se aos munícipes da Chicala, a Governadora Celeste Adolfo reafirmou a prontidão do executivo angolano e do Governo do Bié em particular na promoção de acções de intensificação e incentivo a agricultura familiar para que no próximo ano haja maiores resultados de colheita contribuindo assim na diversificação da economia nacional e local sem dependermos somente do petróleo e dos diamantes. A Governadora apelou por essa razão para que todos adiram à agricultura para o enriquecimento da dieta alimentar e o apoio com fertilizante aos cidadãos que não tem possibilidades de obtê-los por meio do mercado informal para a obtenção de melhores resultados na presente ano agrícola.
    A Abertura do Ano Agrícola, ficou igualmente marcada pela Abertura da Campanha de Vacinação do gado bovino; Apresentação dos Factores de Produção e Instrumentos de trabalho agrícola; entrega de Pacotes Tecnológicos aos municípios e pela distribuição de dois mil kit’s agrícolas, compostos por enxadas, sementes e fertilizantes no âmbito do incentivo à produção agrícola nas comunidades.
    A jornada de trabalho da Governadora ao município da Chicala encerrou com uma visita de constatação às instituições públicas.
    Bié; Mais que uma Província, uma Paixão.
    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.