O Gabinete Provincial da Saúde no Bié apresentou nesta quarta-feira, 10 de Setembro, o projecto de distribuição massiva de mosquiteiros, visando proteger 80% da população em risco da malária no país. O evento teve lugar no Auditório do Instituto Politécnico "Andrade Adolfo" e contou com a presença de representantes do sector da saúde e convidados.
O Administrador Municipal Adjunto do Cuito para o Sector Económico e Financeiro, José Almeida César, expressou a sua satisfação
pela iniciativa cuja abertura o Cuito teve o previlégio de acolher. O dirigente destacou a importância da distribuição massiva de mosquiteiros na prevenção de endemias, especialmente a malária, que é a principal causadora de mortes na região.
A proposta visa garantir cuidados primários de saúde e implementar intervenções de prevenção da malária, conforme informou Manzambi Ferreira, representante do Ministério da Saúde (MINSA), tendo enfatizado que a acção é fundamental para proteger a população vulnerável e reduzir os riscos associados à doença.
Isaías Cambissa, Chefe de Departamento de Saúde Pública e Grandes Endemias, ressaltou a relevância dessa iniciativa do Ministério da Saúde e a necessidade do engajamento total dos envolvidos para garantir o sucesso do programa. Assegurou que o Governo Provincial acompanhará de perto a execução do projecto, com o objectivo de diminuir as mortes por malária nas comunidades.
Com esta iniciativa, espera-se um impacto positivo significativo na saúde pública da região, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.
Bié, Mais que uma Província, uma Paixão.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.
-
BIÉ-LANÇADO PROJECTO DE DISTRIBUIÇÃO MASSIVA DE MOSQUITEIRO PARA COMBATE DA MALARIA