• ENALTECIDA NO BIÉ BRAVURA DOS MÁRTERES DA REPRESSÃO COLONIAL


    Por ocasião das comemorações do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial, assinalado sob o lema "Honrar os Mártires da Repressão Colonial é Manter Viva a Nossa História", os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Bié, reuniram-se nesta segunda-feira, 05 de Janeiro, para uma reflexão em reconhecimento e memória aos feitos dos filhos da Pátria que lutaram pela independência de Angola.
    O acto teve lugar no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, na cidade do Cuito presidido pelo Delegado Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Joaquim Gregório David. Na ocasião, a Administradora Municipal adjunta para a Área Política, Económica e das Comunidades, Inês Baca, em representação da Administradora Municipal do Cuito, Ângela Ucueianga, destacou a coragem e o sacrifício dos mártires e reforçou a importância de preservar a história como fundamento da identidade nacional e da cidadania responsável.
    Em nome dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António Sandala recordou com reconhecimento e respeito a bravura dos homens, mulheres e crianças que sacrificaram as suas vidas em honra da soberania do povo angolano. Enalteceu os avanços resultantes deste feito e apelou à atenção especial aos órfãos e às famílias dos mártires do 4 de Janeiro de 1961 bem como aos antigos combatentes, que não pouparam esforços por Angola.
    Em representação da Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, o Delegado Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Joaquim Gregório David, referiu-se ao 4 de Janeiro como uma data que deve ser lembrada como símbolo de coragem e patriotismo, e que deve ser mais divulgada e transmitida às novas e futuras gerações.
    O Dirigente, solicitou por outro lado a necessidade de se velar pelos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e seus descendentes, tendo apelado aos jovens a manutenção do legado dos Mártires da Baixa de Cassange e se tornarem verdadeiros protagonistas da contínua construção de uma Angola de todos e para todos sem discriminação, respeitando o património público e a integridade humana.
    Bié, Mais que uma Província, uma Paixão.
    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.