• ENALTECIDO NO BIÉ PAPEL DO CONSTRUTOR ANGOLANO


    Sob o lema "Construtor: Profissionais que Transformam Sonhos em Realidade", o Governo da Província do Bié, através do Gabinete Provincial de infraestruturas promoveu nesta quarta-feira 03 de Dezembro no auditório do instituto Politécnico Andrade Adolfo, na cidade do Cuito, um Fórum Provincial em celebração ao 48° Aniversário do Dia Nacional do Construtor Angolano. O evento foi presidido pelo Vice-governador para o Serviços Técnicos e Infraestruturas, Eng.º José Fernando Tchatuvela em representação da Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo.
    Em representação da Administradora Municipal do Cuito, Ângela Ucueianga, o Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica e Infraestruturas, procedeu às honras da casa desejando boas vindas aos presentes tendo augurado que o fórum traga reflexões de impacto para os contrutores a nível da província e dos cidadãos de forma geral.
    Durante a apresentação dos objectivos, o Director do Gabinete Provincial de Infraestruturas, Eng.º Sambo Dembo Famorosa, enfatizou a importância de discutir os desafios enfrentados pelo sector e as perspectivas para seu fortalecimento, tendo destacado a necessidade de ouvir e analisar as realidades da província para promover melhorias efectivas.
    Ao proceder o discurso de abertura, o Vice-governador considerou a data um marco histórico, reconhecendo a bravura e dedicação dos profissionais da construção civil, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da província e do país. Ressaltou os avanços alcançados no domínio das infraestruturas, incluindo obras de abastecimento de água e extensão da rede eléctrica para fortalecer a indústria. Salientou que apesar dos desafios que ainda persistem o Governo continua a criar políticas públicas para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais valiosos.
    O fórum que reuniu membros do Governo, Administradores Municipais Adjuntos para a Área Técnica e Infraestruturas, Diretores Municipais , construtores, empreiteiros e profissionais do sector abordou cinco temas relevantes designadamente: A sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água; a distribuição de energia eléctrica; a situação das estradas; a caracterização do parque imobiliário e o impacto do sector de desminagem na província do Bié.
    As discussões foram intensas e analisaram os impactos sociais e económicos desses assuntos na comunidade, refletindo o empenho colectivo em promover a construção e desenvolvimento na Província do Bié.
    Bié, Mais que uma Província, uma Paixão.
    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.