• MAIS DE 34 MIL CRIANÇAS NO CUITO SERÃO VACINADAS CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO


    Arrancou nesta segunda-feira, 27 de Outubro, na cidade do Cuito, a campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero, que decorrerá até ao dia 7 de Novembro, com a meta de vacinar 34.188 meninas dos 9 aos 12 anos de idade.
    O acto de abertura teve lugar no Complexo Escolar 28 de Junho n.º 314, numa cerimónia presidida pela Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, e testemunhada pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde no Bié, João Campos Cacungula.
    Durante a apresentação dos objectivos, o Director Municipal da Saúde no Cuito, Bartolomeu Cativa Canganjo explicou que a campanha, além de vacinar meninas dos 9 aos 12 anos, visa reduzir o índice de mortalidade entre as mulheres através da imunização, notificar eventuais casos identificados e sensibilizar a sociedade sobre os riscos do início precoce da actividade sexual, uma das principais causas do cancro do colo do útero.
    O responsável informou ainda que 28.868 meninas serão vacinadas nas escolas e 5.320 na comunidade. Para o efeito, o sector da saúde adoptou uma estratégia fixa nas escolas durante os primeiros quatro dias e estratégias móveis e avançadas nas comunidades nos seis dias seguintes. Bartolomeu Canganjo garantiu que estão asseguradas as condições humanas e materiais para o sucesso da campanha.
    No seu discurso, a Administradora Municipal do Cuito destacou que o início da campanha representa a concretização de um compromisso do Governo Provincial do Bié e da Administração Municipal do Cuito, sob orientação dos Ministérios da Saúde e da Educação.
    Segundo Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, a vacina contra o HPV constitui uma dose de prevenção e de esperança, alinhada com o objectivo de proteger as crianças contra uma doença que, anos depois, se manifesta de forma cruel e muitas vezes fatal.
    A dirigente apelou aos pais e encarregados de educação para que autorizem a vacinação das crianças, reforçando que a vacina é segura, eficaz e gratuita, sendo o envolvimento das famílias fundamental para o êxito da campanha.
    No Cuito, a campanha vai contar com 154 participantes, entre mobilizadores, vacinadores, registadores e supervisores, organizados em 23 equipas formadas recentemente. De recordar que o lançamento da campanha foi testemunhado pelas assessoras Nacionais da Saúde e Educação, Luisa Filipe e Teresa Zua, respectivamente.