• SEGUNDA FASE DE REQUALIFICAÇÃO DO TROÇO ROTUNDA SME-CALUAPANDA ARRANCA COM LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA


    A segunda fase das obras de requalificação da Estrada Nacional EN-250, no troço Rotunda do SME – Caluapanda, teve início nesta segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026, com o acto de consignação, realizado no campo defronte à Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), presidido pela Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo.
    Esta etapa da empreitada contempla a reabilitação de um traçado de 2,3 km, desde a Rotunda dos Bombeiros até à ponte sobre o rio Caluapanda, perfazendo um total de 6 km de intervenção somando a primeira fase. A obra será executada pela empresa CR20.
    Na mensagem de boas-vindas, a Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga manifestou, em nome da população, agradecimentos ao Executivo angolano e ao Governo Provincial do Bié pelo investimento, destacando que a requalificação desta via irá descongestionar o intenso tráfego que se regista diariamente no local.
    Os trabalhos incluem quatro faixas de rodagem com 9 metros cada, sistemas de drenagem, separador central, passeios, iluminação pública e a implantação de uma rotunda defronte à UNIC, facilitando o acesso ao Hospital Walter Strangway.
    No contacto com a população que testemunhou a cerimónia, a Governadora do Bié desejou um ano novo cheio de prosperidade e reafirmou que a melhoria das vias de acesso continua a ser uma prioridade do Executivo angolano e do Governo Provincial, por facilitar a circulação de pessoas e bens e contribuir para o desenvolvimento local.
    A Governante sublinhou ainda a importância estratégica desta via, que dá acesso a infra-estruturas como o Hospital Dr. Walter Strangway, a UNIC, o Instituto Superior Politécnico do Cuito e a Praça do CAWE, reforçando que a sua requalificação irá contribuir significativamente para a fluidez do tráfego.
    A Governadora Celeste Adolfo apelou à empresa executora para maior dinamismo no cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos e à empresa fiscalizadora (Va Visual Lda) pediu elevado sentido de responsabilidade, de modo a garantir padrões de qualidade aceitáveis, convidando igualmente a população a ser a primeira fiscal da obra, cujo impacto beneficiará a todos.
    A Governadora anunciou ainda que, nos próximos dias, o Governo Provincial do Bié lançará o concurso público para as obras de asfaltagem do troço que liga a Praça do CAWE, bem como outros projectos que contemplam a asfaltagem de 15 km em vários bairros do Município do Cuito.
    De referir que a empreitada irá igualmente melhorar as ligações entre a Rua dos Bombeiros e a Avenida Dom José Nambi, assim como o acesso da EN-250 e o troço “Tio João”. A obra terá uma duração prevista de 12 meses.
    Bié, Mais que uma Província, uma Paixão.
    GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.